Mídia programática sem dados é apenas uma forma rápida de desperdiçar mídia
23 de maio de 2018
0

A cada dia os anunciantes se mostram mais maduros para aproveitar as novas oportunidades em torno do digital, tanto que a coleta e análise dos dados passaram a ser tratadas como questões de extrema importância para o sucesso das companhias.

Já ficou claro para grande parte do mercado que colocar uma estratégia parruda de dados em prática torna a comunicação muito mais assertiva, aumenta a conversão das suas campanhas de mídia e permite a personalização da experiência de compra para os consumidores.

Para você ter uma ideia, cerca de 3.000 profissionais de marketing e comunicação em 17 mercados globais entrevistados pela pesquisa da GDMA (Global Alliance of Data-Driven Marketing Associations) e pelo Winterberry Group com apoio da MediaMath, 81,3 % descreveram que os dados são importantes para o trabalho deles e 59,3% ainda os julgaram como fundamental para o desempenho de suas atividades, geração de estratégias e esforços de engajamento com a audiência.

Porém, quando falamos de mídia programática, não basta coletar as informações e analisar os resultados. O que a torna realmente valiosa é como organizamos e ativamos estes dados. Sem isso, temos apenas uma forma rápida de desperdiçar mídia e não aproveitamos corretamente o investimento destinado aos ambientes online.

Talvez pareça genérico, mas o tratamento de cada um deles e das informações coletadas é de extrema importância para compreender de fato o seu público e, assim, impactá-lo com conteúdos que sejam de seu real interesse.

As segmentações de perfil de audiência ou o uso de técnicas de modelagem estatística, que têm como objetivo ampliar o alcance de uma audiência, são essenciais para obter melhores resultados, mas só dão um retorno significativo se houver um trabalho dos dados por trás de estratégia.

Por isso, ao iniciar um projeto que envolva a programática, pense primeiro se você está dando a real importância para o uso dos dados da sua empresa. Dessa forma, você terá a garantia de que está firmando os primeiros passos para alcançar um retorno de investimento ainda mais expressivo.